Perguntas Frequentes - FAQ

Sobre o estabelecimento

Ao todo são duas: o dashboard e a página do cliente. O dashboard é o painel de controle do estabelecimento, ao qual ela pode controlar o cadastro dos produtos, preços, taxas de entrega, modalidades de pagamentos, relatórios, entre várias funcionalidades que a Mitraz proporciona.

A página do cliente é página que o usuário final utiliza para fazer seus pedidos. Nele o usuário faz seu cadastro e encontra todos os produtos controlados pelo estabelecimento no dashboard para fazer seu pedido.

Em Estabelecimento -> Configurar horários. Nele é possível inserir e editar as janelas de funcionamento, ao qual, os pedidos dos clientes só poderão ser concluidos caso o horário esteja dentro do configurado. Seu cliente terá acesso a janela de funcionamento na página do cliente.

Sim. Em Estabelecimento -> Configurar horários é possível habilitar e desabilitar os dias que o estabelecimento não aceita pedidos. A mudança ocorre de modo instantâneo na página do cliente.
Em Área de Entrega-> Configurar é possível cadastrar os raios de alcance com sua taxa e tempo de entrega respectivos. Assim, seu cliente só poderá pedir a opção de Delivery caso sua localização esteja dentro do raio permitido, calculado de acordo com os CEPs de cadastro do estabelecimento e do endereço do pedido. A taxa o tempo de entrega é calculada e informada para o cliente no momento do pedido e só é efetuada caso esteja em conformidade com o configurado pelo estabelecimento.
Dinheiro, pix e cartão. Na aba "Estabelecimento" é possível configurar quantos e quais métodos serão aceitos pelo estabelecimento. Importante ressaltar que a Mitraz não intermedia nenhum pagamento, ficando a cargo exclusivo do estabelecimento efetuá-lo.

Balcão e Delivery. Na aba "Estabelecimento" é possível configurar quantos e quais métodos de entrega serão permitidos.

Sobre os produtos

Categorias são os agrupamentos de produtos cadastrados controlados pelo estabelecimento, ex: bovinos, frango, vegetariano, lanches, porções, bebidas, sobremesas, etc. Ela pode ser incluída, excluída e editada em Produtos -> Categorias. O estabelecimento também poderá controlar a ordem das categorias que deseja possuir na disposição da página do cliente.

Contempla as opções de personalização que seu produto permite configurado a partir do seu cadastro, podendo ser do tipo obrigatório ou não. Seu cliente poderá escolher apenas uma alternativa por opcional e, caso obrigatório, deverá escolher um necessariamente. Além disso, podem ter mais de um tipo de opcional por produto, com cada opcional podendo ter várias alternativas e preços adicionais específicos. Ex: ponto da carne (mal passado, ao ponto, bem passado), tipo de carne (alcatra: R$ 2.00, confra-filé R$ 4.00, maminha R$ 0.00)
Contempla os itens que podem ser adicionados ao seu produto final. Cada produto poderá ter suas possibilidades específicas de adicionais, ao qual, seu cliente poderá escolher entre nenhum e todos os adicionais liberados. Cada adicional possui um preço próprio adicional e pode ser compartilhado entre vários produtos. O estabelecimento poderá incluir, excluir e editar um adicional em Produtos -> Adicionais.

Em Produtos -> Novo Produto. O preenchimento inclui os seguintes campos:

  • Nome: Título do produto (obrigatório);
  • Descrição: Detalhamento produto, podendo ser o discricionário dos itens (Ex.: arroz, feijão, carne e batata) ou texto chamativo (Ex.: deliciosos bolinhos de arroz frescos);
  • Preço e preço com desconto: inclusão do preço do produto (obrigatório) e o desconto (opcional) se o estabelecimento quiser mostrar rasurado na tela inicial;
  • Foto (opcional);
  • Categoria: quais categorias esse produto pertence, podendo estar entre um e todas as categorias;
  • Adicionais: seleção de quantos e quais adicionais o produto admitirá na sua escolha.
  • Tem horário?: se positivo, configuração das janelas de horários de oferecimento do produto;
  • Simples ou Opções: se positivo, opções de personalização do produto a ser escolhido pelo cliente. Cada opção pode ser configurada como obrigatória ou não e seus itens podem ter preços adicionais ou não.
Não. O estabelecimento poderá controlar em cada produto quais adicionais ele pretende liberar. Ex: Coxinha (maionese, mostarda e ketchup), feijoada (farofa, molho de pimenta, laranja).
Sim. Na aba de Produtos do Dashboard, cada produto possui um parâmetro "Status de venda". Caso o produto esteja indisponível temporariamente, o estabelecimento poderá desativar o status e o produto automaticamente desaparecerá da tela do cliente. Obs.: desativar o produto não implica apagar seu cadastro, apenas seu oferecimento ao cliente.
Sim. Cada produto pode possuir janelas de dias e horários aos quais ficará disponível ao cliente. Seu cliente só conseguirá incluir em seu pedido quando o horário do pedido for compatível à janela do produto. O ajuste pode ser acessado em Produtos -> Edição -> Tem horário. Quando o Status for "Sim", o estabelecimento poderá incluir a janela de oferecimento.
Sim. A tela do cliente está ordenada pela disposição das categorias definida em Produtos -> Categorias. Caso seja de interesse do estabelecimento, um produto pode ser oferecido em mais de uma categoria, ou como quiser controlar a ordem.
O preço com desconto é uma ferramenta para explicitar ao seu cliente na página inicial o desconto oferecido em cada produto. Tanto no cadastro em "Novo Produto" quanto na view "Produto" é possível gerenciar tais valores. A inclusão de um preço com desconto é opcional.
Sobre os produtos de pizzaria

As pizzas possuem configurações específicas. Na Aba Produtos -> Config Pizza, o estabelecimento pode configurar como ele deseja oferecer as pizzas nas seguintes etapas:

  • Quantidade de sabores: até quantos sabores de pizzas o estabelecimento aceita, podendo ser de 1 a 4 sabores por pizza.
  • Precificação: deverá ser escolhido qual o método de precificação para o caso da pizza ter mais de um sabor. As opções são o preço médio ou preço da maior.
  • Mistura entre doces e salgadas: deverá ser informado se é permitido em uma mesma pizza os sabores doces e salgadas serem escolhidos num mesmo produto.
  • Tamanho: quantos tamanhos são permitidos, contemplando entre pequeno, médio e grande.
  • Adicionais: quantos adicionais possíveis podem ser escolhidos pelo cliente. Cada adicional pode ser controlado em cada produto e possuir preço próprio adicional.
  • Categorias: configuração de todas as categorias de pizzas existentes. Ex.: Queijos, Frangos, Frios, Vegetarianos, Especiais, Doces, etc.
  • Massas: inclusão dos tipos de massas oferecidos, podendo ter preço próprio adicional. Ex. fina, média, grossa, folhada, integral, etc.
  • Borda: inclusão dos tipos de bordas de pizza, podendo ter preço próprio adicional. Ex. catupiry, cheddar, doce de leite, etc.

Assim como um produto comum, em Produtos -> Novo Produto. Após a abertura do pop up, deve-se mudar o atributo "É uma pizza" para sim. Isso ajustará o template, que inclui os seguintes campos:

  • Nome: Título do produto pizza (obrigatório);
  • Descrição: Detalhamento da pizza, podendo ser o discricionário dos itens (Ex.: calabresa, cebola e mussarela) ou texto chamativo (Ex.: deliciosa pizza de marguerita fio de azeite);
  • Foto (opcional);
  • Preço e preço com desconto: inclusão do preço do produto (obrigatório) e o desconto (opcional) caso o estabelecimento queira mostrar rasurado na tela inicial, para cada tamanho de pizza configurado na aba Produtos -> Config Pizza, podendo ser selecionado os tamanhos pegueno(P), médio(M) e Grande(G);
  • Sabor da pizza: definição se trata-se de uma pizza doce ou salgada;
  • Gerir massa?: se sim, permitirá ajustar os tipos de massas oferecidas para aquele produto (fina, grossa, integral, folhada, etc.) podendo ter um preço adicional por opção;
  • Gerir borda?: se sim, permitirá ajustar os tipos de bordas oferecidas para aquele produto (catupiry, cheddar, doce de leite, etc.) podendo ter um preço adicional por opção;
  • Tem adicionais de pizza?: se sim, permitirá ajustar os tipos de adicionais ofecidas para o produto (orégano, azeitona, azeitona preta, cebola extra, etc.) podendo ter um preço adicional por opção;
  • Categoria de pizza: quais categorias próprias de pizza ao qual esse produto pertence, podendo estar entre um e todas as categorias de pizzas configuradas em Produtos -> Config Pizza;
  • Tem horário?: se positivo, configuração das janelas de horários de oferecimento do produto.

Até 3 tamanhos: pequeno (P), médio (M) e grande (G). Cada tamanho pode ser incluido, editado ou deletado em Produtos -> Config Pizza. Cada tamanho de produto possui um preço específico, podendo ser cadastrado um preço com desconto para cada tamanho (opcional).

Até 3 sabores. A inclusão e edição pode ser efetuada em Produtos -> Config Pizza. Nesse mesmo caminho pode-se configurar se o estabelecimento permite que os tipos doces e salgadas podem se misturar em uma mesma pizza.

O estabelecimento define o método de precificação em Produtos -> Config Pizza. Pode ser escolhido o cálculo do preço médio ou o da mais cara.